sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Hurricane - Simples Videoclip ou critica ao Mundo

Desde o lançamento do novo videoclip dos 30 Seconds to Mars muitas criticas tem sido feitas. A própria MTV censurou o videoclip. Mas atenção, até que ponto este videoclip não lançou toda esta polémica propositadamente? A banda sabia perfeitamente por experiência própria que o videoclip seria censurado e pode ter feito isto para lançar ainda maior impacto na Sociedade. Se conseguirmos alcançar o objectivo deste video percebemos que é feita várias criticas a todo o Mundo. Nem a própria cidade é deixada ao acaso.
Cidade deste videoclip, que aparece escrito no inicio (Manhattan) é o nome do projecto que desenvolveu a bomba nuclear. Terão os 30 Seconds to Mars ter tido a coragem de criticar o próprio país? Todos estes acontecimentos acontecem na cidade onde foi criada aquilo que podemos chamar, o inicio do fim do Mundo. Nenhum ponto deste video é deixado ao acaso. Desde criticas aos governos poderosos que subjogam os mais pequeno da maneira que querem, critica à religião e aos moralistas que julgam puder governar o mundo com as suas censuras. Critica aqueles que tambem não olham a meios(seja eles qual sejam) para alcançar o seu fim, mesmo que isso implique muitas outras perdas.
Ao ver este videoclip não podemos pensar só nas cenas sexuais e de bondage chocantes que estão à nossa frente. Se calhar isto apenas representa a vergonha e "tabu" em que está a nossa sociedade. Um mundo em que os grandes dominam os pequenos, uns humilham rebaixando os outros, e em que o forte dá cabo do pequeno.
Cada elemento tem a sua caracteristica... Shannon que se vê ajudado e ao mesmo tempo tramado pela rapariga; rapariga estranha e que pela aparencia poderá ser russa e o objectivo entre estes dois é dominar mas nenhum se deixa dominar pelo outro... lembrando um eterno confronto: EUA vs Rússia. A própria musica entre estes dois(Night of Hunter) deixa uma duvida entre todos: "quem é o caçador e quem é o caçado".
Tomo tem um papel por assim dizer, ajuda dos oprimidos. Tomo defende os fracos e oprimidos mas que tal como na sociedade se vê recompensado com a morte no final. Na sociedade moderna quem se habilita a ajudar um fraco arrisca-se a ir pelo mesmo caminho.
Jared Leto tem o papel da revolta... apesar de todo o medo que enfrenta na sua sombra, ele enfrente esse medo e vê-se livre do seu tormento...
Desculpem a linguagem, mas este videoclip mostra a merda em que está a nossa sociedade e que hoje em dia ou somos fortes e dominamos o mundo ou somos fracos e não há lugar para nós neste mundo.
Terá sido este videoclip o grito de revolta da banda em relação ao que se passa na nossa Sociedade actual? O próximo video trará mais polémica?
Relembro que o próximo videoclip será de "This is War" e poderá ser o definito relançar da polémica da Sociedade...


Desde já quero aqui deixar o meu agradecimento à Joana Costa pelas ideias que me deu. Sem ela nunca tinha conseguido fazer este texto.

11 comentários:

  1. Muito fixe e acho qe tens toda a razão!
    Adorei o post... Devias meter isto no site, pois houve muitas pessoas que não perceberam o videoclip :b

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Nuno. Eu vou postar isto no site como sugeres. Vou tentar fazer isso ainda hoje ;-)

    ResponderEliminar
  3. - totalmente certo!
    - parece-me a mim que o 'This Is War' vai criticar todas as batalhas que são enfrentadas hoje em dia, e a estupidez dessas batalhas... quem domina que território, quem tem direito ao petróleo... não tem sentido.
    - e se 'Hurricane' foi uma revolta, os 30stm subiram mais de cem pontos na minha consideração. - as pessoas são tão preconceituosas que nem reparam que aquilo que vêm no video o vêm todos os dias: no seu próprio corpo. - tabus e préjuízos sem sentido.
    - eu, pessoalmente, adorei o video, e o Jared está de parabéns pela sua imensa criatividade, e pela maneira discreta como fez estas críticas (se tiver sido essa a sua intenção).
    - os 30stm são uma banda fantástica, e as pessoas deviam deixar de censurar este tipo de coisas, o mundo é um local livre (maioritariamente).
    - e mesmo que os 30stm não tenham querido dizer algo neste video (o que acho muito improvável), quando o lançaram mostraram muita coisa. - mostraram que, afinal, o mundo não é um local tão livre assim, e que, afinal, a nossa liberdade está muito condicionada.

    - o teu post está muito bom mesmo. e a foto é simplesmente fantástica.

    ResponderEliminar
  4. «“Hurricane” is a freakishly fantastic, serious scintillating, highly detailed achievement by 30 Seconds To Mars. You could watch it 100 times and never catch everything that’s happening, and you could debate the symbolism and meaning for hours. And you should. Just maybe not with your parents.»
    totalmente de acordo, faço minhas estas palavras.

    ResponderEliminar
  5. também adorei a frase da verónica ;b já agora, quem disse? (A)
    nunca me canso de ver este vídeo, e tentar apanhar tudo o que acontece ;b

    ResponderEliminar
  6. Olá ! Bem, devo dizer que te dou a razão toda no que escreves-te :) Se foi censurado é porque as pessoas ainda vivem do preconceito! Acho simplesmente que o vídeo está muito bom, e quer queiramos quer não, tudo o que mostra é o que acontece, é a realidade!
    Estou com eles a 27392169462(...) porcento!
    Bjinho*

    ResponderEliminar
  7. Penso que sim, eles teriam coragem de criticar o próprio país. Não sei se se lembram dos EMA's de 2005 (eu lembro-me e bem, porque "conheci" o Sr. Leto e quem diria que dois anos depois iria adorar tanto a banda dele..) o Jared falou no Bush e os portugueses vaiaram o homem porque também não gostam dele. E o Jared acenava com a cabeça como quem diz "Pois, eu sei. E vivo lá!".
    Simplesmente censuram a Hurricane por razões estúpidas. O que se vê na Hurricane é uma coisa perfeitamente normal do ser humano. Não querem é expôr isso ás crianças. Mais tarde ou mais cedo elas vão acabar por ver e saber o que é. E porque não já?
    A nossa Sociedade, na minha opnião, é um pouco retrógada neste tipo de assuntos. E não devia.
    A Hurricane está BRUTAL!

    MARS LOVE, see ya'll in two days :)

    ResponderEliminar
  8. Adoro a maneira como o texto esta escrito!! É preciso ter coragem ao fazer um videoclip destes e eles tiveram o q me da mais admiração por eles!! Eles com videoclips assim ainda vao conseguir mudar o mundo ( espero eu...) tou anciosa pelo proximo (this is war) Ah e parabens pelo texto a serio, ta brutal!!! E o q eu tenho a dizer do videoclip é q ta brutal, n podia estar melhor!!

    ResponderEliminar
  9. Obrigado Vanessa. Eu mais uma pessoa tivemos algumas ideias e eram 3 da manha nesse dia e estava eu quase a dormir a escrever isto :D

    Obrigado ;)

    ResponderEliminar