Biografia

30 Seconds to Mars nasceram em Los Angeles, Califórnia em 1998.

Porquê 30 Seconds to Mars?
Segundo o próprio Jared Leto (vocalista) o nome da banda refere o universo e foi visto na tese de um professor de Havard.
O nome dessa tese seria "a 30 Segundos de Marte", ou seja, 30 Seconds to Mars.

Em 1998 a banda era constituída por dois irmãos, Jared Leto (actual vocalista) e Shannon Leto (actual baterista).
Nesta altura começaram a compor algumas das músicas do primeiro albúm da banda (30 Seconds to Mars), grande parte delas composições de Jared.

Em 2002 sai o primeiro CD da banda intitulado "30 Seconds to Mars", tendo sido gravado pela Immortal Records, tendo Jared assumido o vocal, baixo, guitarra e efeitos sonoros.
Os primeiros singles e grandes hits da banda foram "Capricorn (A Brand New Name) " e "Edge of the Earth".

O trabalho não teve grande sucesso valendo apenas uma pequena tour pelos Estados Unidos. Nesta tour já faziam parte da banda também o baixista Matt Wachter e o guitarrista Solon Bixler.
Apesar disso, Solon Bixler ficou pouco tempo na banda, tendo sido substituído por Tomo Milicevic.

O segundo CD começou a ser trabalhado durante a tour do primeiro CD. Este albúm intitulado "A Beatiful Lie" tinha quarenta faixas prontas para ser gravadas das quais foram seleccionadas 12.
Destas 12 músicas apenas "From Yesterday", "Savior" e "The Battle of One" não foram composições de Jared Leto.
Do albúm os maiores destaques foram para "Attack" e "The Kill".
Este último foi a música de maior sucesso da banda e talvez ainda hoje a que maior sucesso tem. Com esta faixa conseguiram prémios como MTV2 Award por Melhor Videoclip em 2006 e em 2007 o melhor videoclip de Rock e Video do Ano no prémio da MTV Australiana.

Em 2008 a banda é assunto dos média quando é processada pela sua gravadora (Virgin Records) por quebra de contrato de 9 anos onde foram obrigados a pagar uma indemnização de 30 Milhões de Dólares.

Em Dezembro de 2009 a banda lança o novo CD intitulado "This is War" que já é ouro em vários países, inclusive Portugal. Neste albúm o primeiro single foi "Kings and Queens", seguindo-se "Closer to the Edge", "This is War" e o actual e muito polémico "Hurricane".
Depois do lançamento do CD veio a tour intitulada "Into the Wild" que durou mais de 1 ano e acabou em Espanha.